Se você tá procurando um pão ultra macio e muito saboroso, a receita é essa! O pão fica muito, mas muito fofinho. Siga a receita sem medo e resista à tentação de adicionar mais trigo.
A receita foi tirada do livro “Larousse dos Pães”. Leva fermento natural e fermento biológico fresco. Pode ser feito só com um ou só com outro, basta dobrar a quantidade do fermento que desejar usar. E claro que irá mudar o tempo de fermentação. Será necessário mais tempo se for usar apenas o fermento natural e bem menos tempo se usar apenas o biológico fresco.
Ingredientes
- 500gr de farinha de trigo
- 200gr de água
- 100gr de fermento natural (ativado)
- 75gr de gemas (usei 5 gemas e deu certinho o peso, mas vai depender do tamanho dos ovos)
- 16gr de fermento biológico fresco (usei um tablete de 15gr)
- 8gr de sal
- 25gr de leite em pó
- 35gr de açúcar
- 50gr de manteiga amolecida
- 50ml de óleo de girassol
- gergelim branco
Na tigela da batedeira, junte a farinha, a água, o fermento natural, as gemas, o fermento biológico, o sal, o leite em pó e o açúcar.
Bata por 5 minutos em velocidade baixa; depois por 10 minutos em velocidade alta. Cerca de 3 minutos antes de terminar de sovar, acrescente a manteiga e o óleo. Bata até incorporar bem e formar uma massa homogênea. Pode ser feito com sova manual.
Forme uma bola com a massa e cubra com um pano de prato umedecido. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume.
Divida a massa em 10 porções iguais (cerca de 100gr cada) e modele em forma de bolas. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 15 minutos.
Coloque o gergelim em um prato. Pincele as bolas de massa com óleo e passe-as pelo gergelim. Acomode o pão numa fôrma untada ou forrada com papel manteiga (ou em forminhas de pão de hambúrguer untadas). Cubra com um pano de prato umedecido. Deixe crescer por cerca de 2 horas (até quase dobrar de tamanho).
Preaqueça o forno a 180º e leve os pães para assar até ficarem dourados.
Fonte: Livro Larousse dos Pães (Éric Kayser)