Brioche Nanterre

Um clássico da culinária francesa para um café mais que especial

Essa é uma receita típica do brioche, não vai leite nem água. O ideal é deixar fermentar na geladeira, para que a massa se desenvolva melhor. O resultado é um pão incrivelmente macio e saboroso. Vale a pena o esforço!

Receita clássica do brioche francês
Receita clássica do brioche francês

Ingredientes

  • 500 g de farinha de trigo
  • 300 g de ovos (5 a 6 ovos dependendo do tamanho)
  • 80 g de açúcar
  • 8 g de sal (1 colher de café)
  • 8 g de fermento biológico seco 
  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
Essa é umas das formas de modelar o brioche, em 8 bolas na fôrma
Essa é umas das formas de modelar o brioche: em 8 bolas na fôrma. É o brioche nanterre.

Bata os ovos, o açúcar e o sal. Adicione o trigo e o fermento. Se fizer na batedeira, bata por 7 minutos em velocidade baixa e por mais 5 a 7 minutos em velocidade média. Se fizer à mão, sove bem por 25 minutos.
Adicione a manteiga aos poucos, batendo ou sovando sempre. Vá adicionando as porções de manteiga sempre batendo, até incorporar bem e formar uma massa lisa e homogênea. A massa fica mole e pegajosa, é assim mesmo, não adicione mais trigo.
Cubra o recipiente e deixe a massa descansar, primeiro deixe descansando 30 minutos em temperatura ambiente e depois mais 2h na geladeira (mas o ideal mesmo é fazer de um dia pro outro e deixar passar a noite na geladeira). No dia seguinte a massa estará bem firme (por causa da manteiga).
Terminada a fermentação, sove levemente a massa e modele os brioches (brioche nanterre com 8 bolas, trançado ou bolas individuais). Deixe descansar novamente até dobrar de tamanho.
Pincele uma gema e polvilhe açúcar (opcional). Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos.

Fonte: Le Journal des Femmes

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Busque sua receita