Essa torta foi criada em 1950 na cidade de Balcarce, na Argentina, e foi originalmente batizada de “Torta Imperial”. Hoje leva o nome da sua cidade de origem, e é muito tradicional por todo o país!
Ingredientes – pão-de-ló:
- 4 ovos
- 120g de açúcar
- 120g de farinha de trigo peneirada
Aqueça levemente os ovos com o açúcar (até sentir com o dedo que está morno), e em seguida bata na batedeira por aproximadamente 10 minutos. Depois, adicione a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre de baixo para cima para não remover o ar dos ovos batidos. Unte uma assadeira de fundo removível com manteiga, coloque uma folha de papel-manteiga no fundo e unte novamente com manteiga. Despeje a massa e leve para assar a 180C até que o palito saia limpo.
Ingredientes – recheio:
- 400g de doce de leite
- 400g de creme de leite fresco (ou nata) + 2 colheres de açúcar
- 200g de cream cheese
- 200g de castanhas levemente picadas
- 1 pacote de mini suspiros
Bata o creme de leite fresco com as 2 colheres de açúcar até o ponto de chantilly, acrescente o cream cheese e bata até misturar. Reserve 4 colheres dessa mistura para a cobertura, e misture o restante com as castanhas.
Montagem:
Corte o pão de ló ao meio e unte cada metade com doce de leite. Por cima da primeira metade, coloque a mistura de cremes e castanhas, depois uma camada de suspiros e por último a outra metade do pão de ló, com o doce de leite para baixo. Passe em volta a mistura de chantilly e cream cheese reservada, e por cima polvilhe açúcar de confeiteiro. Leve à geladeira até a hora de servir.
Fonte: Magla Castañas